Páginas

terça-feira, 7 de março de 2017

Jetpack de armas – Parte 01



É possível construir uma mochila voadora usando armas?

Eu fiquei surpreso ao descobrir que a resposta desta pergunta é SIM! Mas para fazer isso da maneira correta você vai precisar falar com os Russos.

O princípio aqui é bem simples. Se você atira para frente a arama de “empurra” para trás. Então se você atirar para baixo a arma vai te “empurra” para cima.

A primeira pergunta que temos que nos fazer é “uma arma consegue levantar seu próprio peso? ” Se, por exemplo, uma metralhadora pesa 10 quilos, mas seu tiro só empurra 8 quilos ela não vai conseguir se nem sozinha e nem com alguém segurando ela.

No mundo da engenharia a razão entre o impulso da embarcação e seu peso é chamada de proporção de impulso peso (ou, hrust-to-weight ratio em inglês). Esse valor for menor do que 1 o veículo não pode decolar. O foguete Saturno V tinha uma relação impulso-peso de cerca de 1,5.

A AK-47, tem uma relação impulso-peso de cerca de 2. Isso significa que se você apontar uma AK-47 para o chão e de alguma forma fizesse com que ela se mantivesse nessa posição e então travar o gatilho da arma ela iria subir pelo impulso gerado pelos tiros.
Mas isso não funciona em todas as metralhadoras. A M60, por exemplo, não tem força suficiente nem para se levantar do chão se colocada na mesma situação da AK-47.
A quantidade de impulso criada por um foguete (ou metralhadora) depende de (1) quanta massa está sendo jogada para trás, e (2) o quão rápido esta massa é jogada. O impulso é o produto dessas duas quantias:
Impulso = Taxa de ejeção de massa X Velocidade de ejeção
Se uma AK-47 atira 10 balas de 8 gramas por segundo com velocidade igual 715 metros por segundo, temos que o impulso neste caso é:
10 balas/segundo X 8 gramas/bala X 715 metros/segundo = 57,2N
O que é aproximadamente 13 quilos de força.
Já que uma AK-47 pesa apenas 10,5 kg quando está carregada, o impulso dela é suficiente para fazer ela “decolar”.
Na prática, o impulso real é até 30% maior. A razão para isso é que a arma além de atirar balas também atira gás e detritos explosivos. A quantidade de força extra varia de acordo com a arma e o cartucho.
Bem, então uma AK-47 pode decolar, mas claramente não tem impulso suficiente para levantar qualquer coisa pesando muito mais que um esquilo.
Nós podemos tentar aumentar o número de armas. Se você atirar com duas armas mirando para o chão, isso vai criar o dobro de impulso. Se cada arma pode levantar cinco quilos mais que seu próprio peso, duas armas podem levantar dez quilos.
Acho que já está claro onde vamos acabar chegando:
Se adicionarmos armas suficientes, o peso do passageiro se torna irrelevante. O impulso se torna tão alto que o peso do passageiro não é nem notado. Como o numero de rifles aumenta, lembrando que todos devem estar paralelos e mirando para o chão, a relação impulso-peso aproximasse do valor de um rifle sozinho.
Mas ainda temos um problema: munição.
Uma AK-47 consegue tem um cartucho com 30 balas. Com uma taxa de 10 balas/segundo, não vamos conseguir acelerar por míseros 3 segundos. Nós podemos melhorar isso com mais cartuchos, mas só até certo ponto.
Acontece que não há vantagem em carregar mais do que 250 balas de munição. A razão para isso é um problema central na ciência de um foguete: Combustível te deixa mais pesado.
Cada Bala pesa 8 gramas – sem a capsula -, com a capsula esse valor aumenta para 16 gramas. Se adicionarmos mais cerca de 250 balas a AK-47 não vai conseguir nem sair do chão.
Com isso temos que nossa embarcação voadora movida a bala vai precisar de muitas AKs-47 (no mínimo 25, mas idealmente pelo menos 300) carregando 250 cartuchos de munição cada. As maiores versões dessa nossa “embarcação” poderiam subir verticalmente a velocidades de até 100 metros/segundo, chegando a uma altura de mais de meio quilometro (para a quem gosta da parte matemática, e sabe um pouco de inglês, clique aqui).
Então a pergunta está respondida! Com armas suficientes você pode sim voar!




Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.