Páginas

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Peixes desaparecidos


Quanto o oceano iria abaixar se todos os peixes, etc. sumissem?

Resposta curta: Alguns microns.

Resposta longa: Diferentes pessoas dão diferentes estimativas para a quantidade de massa animal na terra, mas nós provavelmente podemos encontrar um valor adequado em ordem de grandeza.

Para referência, nós humanos – todos os 7 bilhões – colocados juntos têm por volta de 100 milhões de toneladas de biomassa seca - que é basicamente nosso peso sem a água, ou aproximadamente a quantidade de carbono.

Estimativas globais dizem que há por volta de 560 bilhões de toneladas de massa seca na terra, mas apenas 1-2% dessa quantidade está nos oceanos. O que é uma loucura considerando que os oceanos ocupam duas vezes mais área que a terra firme – a razão para a discrepância é que grande quantidade da biomassa terrestre está em plantas, arvores e no solo.

A espécie mais bem-sucedida na terra, no quesito biomassa, é provavelmente o krill antártico que tem sua estimativa de biomassa entre 125-750 milhões de toneladas.

Enfim, esse artigo estima que há por volta de 1 a 2 bilhões de toneladas em peixes, então vamos usar esse dado. Assumindo que os peixes tem uma densidade média de 1 tonelada/m³, o que é aproximadamente a densidade da água e é uma boa estimativa para quase todos os materiais biológicos, então o volume de peixes é:

Volume = (1 bilhão de toneladas)/(1tonelada/m³) = 1 bilhão de m³.

Se o oceano cobre 70% da terra, então a área do oceano é:

Área com água = 4 pi (raio da terra)² X (0,70) = aproximadamente 3,5x1018.

Dividindo o volume de peixe encontrado acima pela área coberta por água nos encontramos o nível que o mar iria diminuir, algo em torno de 2,8 microns.

Para os curiosos: Esse valor é próximo do raio médio de uma bactéria.







Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.